Como fazer com o que um projeto não seja apenas mais um e produza resultados positivos? Essa é a pergunta que 9 a cada 10 gestores fazem sempre que apresentamos pela primeira vez a Gestão Integrada da Educação – GIDE nas Instituições de Ensino parceiras da FDG.  

Para responder a essa indagação é necessário ter em mente o que chamamos de ‘pilares do sucesso’. Qualquer instituição de ensino, seja pública ou particular, está condicionada a ser bem sucedida se conseguir desenvolver três elementos conhecidos como fatores críticos, que precisam estar interligados.

Um desses elementos é o conhecimento técnico. Esse conhecimento está relacionado ao corpo docente que trabalha na instituição de ensino. Ele é o que faz com que cada integrante da comunidade escolar interna domine os processos sob sua responsabilidade na área em que atua. Ninguém melhor do que os próprios profissionais para entender a realidade da sua instituição e refletir sobre os caminhos que podem ou não funcionar de acordo com o perfil dos estudantes.

No segundo elemento, está a expertise da FDG: o conhecimento gerencial. Ele permite a estruturação adequada do sistema de gestão escolar e pode ser resumido na palavra método. É preciso que o método PDCA de solução de problemas seja a base de todo o trabalho para alcançar o resultado almejado. Alguns passos são fundamentais para o sucesso, começando por um diagnóstico muito completo da situação atual e a consequente identificação correta do problema a ser resolvido, estabelecimento de uma meta que norteie o trabalho, definição do caminho a ser percorrido para alcançar o objetivo proposto e a aplicação de ferramentas gerenciais adequadas para implementar todo esse processo.

Como terceiro elemento, encontra-se a liderança, que é crucial na capacidade dos gestores de fazer com que a sua equipe execute o que foi planejado e atinja as metas. Uma boa liderança deve objetivar o alcance dessas metas por meio do esforço conjunto, em um ambiente em que todos conheçam suas atribuições e, à luz das crenças e valores da instituição, se desenvolvam e estejam engajados.  A habilidade de envolver a equipe de trabalho, inspirar a partir do exemplo e fazer com que todos caminhem na mesma direção é o que vai fazer com que a teoria se transforme em melhorias perceptíveis no dia a dia.

Os três fatores mencionados acima, trabalhados com dedicação e disciplina, são essenciais para geração de resultados de excelência.