
Instituída em 1997, somos uma Fundação que atua na disseminação de conhecimentos técnicos e científicos relacionados a soluções gerenciais na área educacional, por meio da Gestão Integrada da Educação – GIDE Avançada. Acreditamos que só uma Educação de qualidade é capaz de formar cidadãos capazes de transformar uma nação.
VISÃO
MISSÃO
VALORES
Ética. Transparência; a educação, como meio de desenvolvimento do País. O respeito aos instituidores, conselheiros, colaboradores, clientes e fornecedores. A inovação, o foco em resultados, o desenvolvimento de pessoas, observando a responsabilidade econômica, social e ambiental.
A GESTÃO EDUCACIONAL EM EVOLUÇÃO
Conheça nossa história

ESTRUTURA ORGÂNICA
Nossa Fundação é constituída por pessoas físicas e jurídicas. Temos a seguinte estrutura orgânica: Órgãos Colegiados de Administração, compostos pelo Conselho de Administração Superior, Conselho Curador e Conselho Fiscal; Órgão de Direção Superior Executiva, composto pela Presidência da FDG; e Conselheiros.

Orlando Euler de Castro
Pres. do Conselho de Administração Superior
Breve Currículo
Instituidor e Presidente do Conselho de Administração Superior da FDG, é engenheiro de minas, metalurgista e civil pela UFOP e doutor pela Université de Paris. Contribuiu na elaboração da política setorial de mineração e indústria do governo federal e foi agraciado com a “Medalha da Ordem de Rio Branco”, pelo Ministério das Relações Exteriores. Atua há mais de três décadas na gestão de organizações dos setores público e privado, liderando o desenvolvimento de projetos na Colômbia e missões de empresários da América Latina ao Brasil. Já teve cerca de 20 trabalhos publicados, sendo um deles “Por que tornar o 5S um programa nacional?”.

José Martins de Godoy
Membro do Conselho de Administração Superior
Breve Currículo
Presidente da FDG e Instituidor e Membro do Conselho de Administração Superior da mesma, é engenheiro metalurgista pela UFMG e Doktor ingeniör pela Norges Tekniske Hogskole, na Noruega. Foi professor titular, coordenador do curso de pós-graduação e chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica da UFMG por vários mandatos. Foi também Diretor da Escola de Engenharia da UFMG, Superintendente e Diretor da FCO e Sócio Cofundador e Presidente do INDG. Foi responsável por centenas de convênios e contratos internacionais de pesquisa de metodologias de qualidade e gestão para disseminação no Brasil. Já teve 18 artigos publicados e orientou quatro teses de mestrado.

Membro do Conselho de Administração Superior
Breve Currículo
CONSELHO CURADOR

Breve Currículo

Breve Currículo

Edmundo José Martins
Breve Currículo
Eng° Metalurgista – UFMG, pós-graduado em Beneficiamento de Minérios e Metalurgia Extrativa – COPPE, Adm.Financeira – UNA, e Gestão Empre- sarial – MBA/ FGV. Experiência profissional em empresas mínero-metalúrgicas: Usiminas, Vale, Metalur, Eletroila/norueguesa (Presidente), CBCC/Solvay-belga (Gerente). Área governamental: Assessor dos Min. da Fazenda (Sec. Geral) e da Ind. e Comércio (CONSIDER). Diretor Operac. da Sup. Munic. de Limpeza Urbana (SLU) e Chefe de Gabinete da Sec. Munic. do Meio Ambiente de BH. Área Energética: presidente de Usina de Açúcar e Álcool (Jatiboca), assessor de diretoria (CEMIG), e consultor para geração de energia com gases do aterro sanitário de BH (ASJA/italiana). Diretor de Associações Empresariais: produtores de álcool e açúcar (SIAMIG) e de ferro-ligas (ABRAFE) e assessor da FIEMG.
CONSELHO FISCAL

Eduardo Martins de Carvalho
Breve Currículo
Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Newton Paiva e pós-graduado em Gestão Financeira e Controladoria pela FUMEC. Profissional com mais de 12 anos de experiência em gestão aplicada à área corporativa empresarial e educacional. Atuou como coordenador em finanças na Usiminas S/A dentro da Gerência de Contas a Pagar e Tesouraria. Atualmente integra a equipe da FDG como Consultor em Gestão aplicada à área educacional.

Breve Currículo

Breve Currículo
Bacharel em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais, MBA em Marketing pela FGV. Mais de 16 anos de experiência no Brasil e exterior, atuando nos segmentos de Varejo, Industrial, Transporte, Comunicação, Alimentos e Mineração. Especialista em Gestão Integrada para Resultados, Six Sigma, Alinhamento de Metas, Gestão por Fábricas Virtuais de Processos e Gestão de Projetos.
Presidente Executivo

José Martins de Godoy
Breve Currículo
Presidente da FDG e Instituidor e Membro do Conselho de Administração Superior da mesma, é engenheiro metalurgista pela UFMG e Doktor ingeniör pela Norges Tekniske Hogskole, na Noruega. Foi professor titular, coordenador do curso de pós-graduação e chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica da UFMG por vários mandatos. Foi também Diretor da Escola de Engenharia da UFMG, Superintendente e Diretor da FCO e Sócio Cofundador e Presidente do INDG. Foi responsável por centenas de convênios e contratos internacionais de pesquisa de metodologias de qualidade e gestão para disseminação no Brasil. Já teve 18 artigos publicados e orientou quatro teses de mestrado.
Diretora Técnica

Profª. Maria Helena Godoy
Breve Currículo
Diretora Administrativa e Financeira

Raquel Godoy
Breve Currículo
Diretora Administrativa e Financeira da FDG, Raquel é graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos e pós-graduada em Direito Constitucional pela PUC Minas, especializou-se em governança corporativa e societário, tendo atuado em projetos destas áreas no Grupo Aquila e no setor jurídico de referido Grupo. Atua no jurídico da FDG, desde 2017, tendo assumido a Diretoria em 2019. É entusiasta da gestão e da área educacional.
EQUIPE TÉCNICA
Nossa equipe é composta por profissionais altamente capacitados e qualificados para a realização dos serviços, com comprovada experiência em gestão educacional.
Nosso espírito de servir coloca os interesses de quem nos confia seus recursos à frente dos nossos e, por isso, somos formados por um time de consultores que gostam do que fazem e se dedicam integralmente à busca da excelência, comprometidos com:
- Transformação dos sonhos e ambições em desafios mensuráveis;
- Construção do caminho para o sucesso das instituições de ensino clientes;
- Identificação e aprimoramento das boas práticas já existentes;
- Desenvolvimento de gestores de alto desempenho;
- Auxílio às pessoas na entrega dos resultados, enfrentando os principais problemas;
- Inovação com ousadia em soluções não convencionais.