QUEM SOMOS

Desenvolvendo a educação no País, por meio da gestão eficiente, proporcionando melhores condições de vida aos cidadãos brasileiros.

 

Instituída em 1997, somos uma Fundação que atua na disseminação de conhecimentos técnicos e científicos relacionados a soluções gerenciais na área educacional, por meio da Gestão Integrada da Educação – GIDE Avançada. Acreditamos que só uma Educação de qualidade é capaz de formar cidadãos capazes de transformar uma nação.

VISÃO

Ser reconhecida como referência nacional na implementação e desenvolvimento de sistemas e metodologias de gestão para resultados em instituições públicas e privadas, na área educacional.

MISSÃO

Desenvolver a educação no País, por meio da gestão eficiente, proporcionando melhores condições de vida aos cidadãos brasileiros.

VALORES

Ética. Transparência; a educação, como meio de desenvolvimento do País. O respeito aos instituidores, conselheiros, colaboradores, clientes e fornecedores. A inovação, o foco em resultados, o desenvolvimento de pessoas, observando a responsabilidade econômica, social e ambiental.

A GESTÃO EDUCACIONAL EM EVOLUÇÃO
Conheça nossa história

ESTRUTURA ORGÂNICA

Nossa Fundação é constituída por pessoas físicas e jurídicas. Temos a seguinte estrutura orgânica: Órgãos Colegiados de Administração, compostos pelo Conselho de Administração Superior, Conselho Curador e Conselho Fiscal; Órgão de Direção Superior Executiva, composto pela Presidência da FDG; e Conselheiros.

Orlando Euler de Castro
Pres. do Conselho de Administração Superior

Breve Currículo

Instituidor e Presidente do Conselho de Administração Superior da FDG, é engenheiro de minas, metalurgista e civil pela UFOP e doutor pela Université de Paris. Contribuiu na elaboração da política setorial de mineração e indústria do governo federal e foi agraciado com a “Medalha da Ordem de Rio Branco”, pelo Ministério das Relações Exteriores. Atua há mais de três décadas na gestão de organizações dos setores público e privado, liderando o desenvolvimento de projetos na Colômbia e missões de empresários da América Latina ao Brasil. Já teve cerca de 20 trabalhos publicados, sendo um deles “Por que tornar o 5S um programa nacional?”.

José Martins de Godoy
Membro do Conselho de Administração Superior

Breve Currículo

Presidente da FDG e Instituidor e Membro do Conselho de Administração Superior da mesma, é engenheiro metalurgista pela UFMG e Doktor ingeniör pela Norges Tekniske Hogskole, na Noruega. Foi professor titular, coordenador do curso de pós-graduação e chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica da UFMG por vários mandatos. Foi também Diretor da Escola de Engenharia da UFMG, Superintendente e Diretor da FCO e Sócio Cofundador e Presidente do INDG. Foi responsável por centenas de convênios e contratos internacionais de pesquisa de metodologias de qualidade e gestão para disseminação no Brasil. Já teve 18 artigos publicados e orientou quatro teses de mestrado.

Carlos Alberto Bottrel
Membro do Conselho de Administração Superior
Breve Currículo
Instituidor e Membro do Conselho de Administração Superior da FDG, é engenheiro mecânico e eletricista pela UFMG, M.Sc. e Ph.D. em metalurgia pela Colorado School of Mines. Professor emérito do Departamento de Engenharia Metalúrgica da UFMG e professor visitante da Texas Agriculture and Mechanics University. Coordenou 37 missões de executivos ao Japão e Estados Unidos para aprendizado de metodologias de qualidade e gestão. Colaborador em diversas obras técnicas e autor de A Gestão no Brasil (2013). Já teve 47 artigos e seis textos publicados, orientou 15 teses de mestrado e três de doutorado.

CONSELHO CURADOR

Wilson Martins de Assis
Breve Currículo
Membro do Conselho de Administração da FDG, possui graduação em Engenharia Mecânica pela PUC/Minas, é Mestre em Ciência da Informação pela UFMG e participou do curso de especialização em Gestão Estratégica de Negócios pelo CEPEAD – UFMG. Já teve nove trabalhos publicados e é autor do livro “Gestão da informação nas organizações”.
Cássio Eduardo Rosa Resende
Breve Currículo
Membro do Conselho Curador da FDG, é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/Minas. Foi homenageado com algumas comendas como a de Cidadão Honorário de Belo Horizonte e Medalha Alferes Tiradentes (Polícia Militar do Estado de Minas Gerais).

Edmundo José Martins

Breve Currículo

Eng° Metalurgista – UFMG, pós-graduado em Beneficiamento de Minérios e Metalurgia Extrativa – COPPE, Adm.Financeira – UNA, e Gestão Empre-  sarial – MBA/ FGV. Experiência profissional em empresas mínero-metalúrgicas: Usiminas, Vale, Metalur, Eletroila/norueguesa (Presidente), CBCC/Solvay-belga (Gerente). Área governamental: Assessor dos Min. da Fazenda (Sec. Geral) e da Ind. e Comércio (CONSIDER). Diretor Operac. da Sup. Munic. de Limpeza Urbana (SLU) e Chefe de Gabinete da Sec. Munic. do Meio Ambiente de BH. Área Energética: presidente de Usina de Açúcar e Álcool (Jatiboca), assessor de diretoria (CEMIG), e consultor para geração de energia com gases do aterro sanitário de BH (ASJA/italiana). Diretor de Associações Empresariais: produtores de álcool e açúcar (SIAMIG) e de ferro-ligas (ABRAFE) e assessor da FIEMG. 

CONSELHO FISCAL

Eduardo Martins de Carvalho

Breve Currículo

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Newton Paiva e pós-graduado em Gestão Financeira e Controladoria pela FUMEC. Profissional com mais de 12 anos de experiência em gestão aplicada à área corporativa empresarial e educacional. Atuou como coordenador em finanças na Usiminas S/A dentro da Gerência de Contas a Pagar e Tesouraria. Atualmente integra a equipe da FDG como Consultor em Gestão aplicada à área educacional.

Adriano Márcio Macedo Campos
Breve Currículo
Graduado em Eng. Mecânica pela UFMG e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atua há 20 anos, dos quais 6 no exterior, como consultor empresarial no setor público e privado nos segmentos: Siderurgia, Mineração, Agronegócio, Construção e Serviços. Especialista em Administração Profissional, Melhoria de Produtividade e Custos, Gestão do Capex, Gestão de Rotina e Desdobramento de Objetivos.
Newton Alves da Rocha Júnior
Breve Currículo

Bacharel em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais, MBA em Marketing pela FGV. Mais de 16 anos de experiência no Brasil e exterior, atuando nos segmentos de Varejo, Industrial, Transporte, Comunicação, Alimentos e Mineração. Especialista em Gestão Integrada para Resultados, Six Sigma, Alinhamento de Metas, Gestão por Fábricas Virtuais de Processos e Gestão de Projetos.

Presidente Executivo

José Martins de Godoy

Breve Currículo

Presidente da FDG e Instituidor e Membro do Conselho de Administração Superior da mesma, é engenheiro metalurgista pela UFMG e Doktor ingeniör pela Norges Tekniske Hogskole, na Noruega. Foi professor titular, coordenador do curso de pós-graduação e chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica da UFMG por vários mandatos. Foi também Diretor da Escola de Engenharia da UFMG, Superintendente e Diretor da FCO e Sócio Cofundador e Presidente do INDG. Foi responsável por centenas de convênios e contratos internacionais de pesquisa de metodologias de qualidade e gestão para disseminação no Brasil. Já teve 18 artigos publicados e orientou quatro teses de mestrado.

Diretora Técnica

Profª. Maria Helena Godoy
Breve Currículo
Diretora Técnica dos Projetos Educacionais da FDG, a professora Maria Helena é graduada em Pedagogia pela PUC/MG e especializou-se em gestão moderna aplicada à educação. É a idealizadora da metodologia GIDE Avançada, autora de 15 livros, sendo 8 em coautoria, e reconhecida no Brasil como especialista no tema, tendo liderado projetos nos Estados do Ceará, Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Mato Grosso e Manaus.

EQUIPE TÉCNICA

Nossa equipe é composta por profissionais altamente capacitados e qualificados para a realização dos serviços, com comprovada experiência em gestão educacional.

Nosso espírito de servir coloca os interesses de quem nos confia seus recursos à frente dos nossos e, por isso, somos formados por um time de consultores que gostam do que fazem e se dedicam integralmente à busca da excelência, comprometidos com:

 

  • Transformação dos sonhos e ambições em desafios mensuráveis;
  • Construção do caminho para o sucesso das instituições de ensino clientes;
  • Identificação e aprimoramento das boas práticas já existentes;
  • Desenvolvimento de gestores de alto desempenho;
  • Auxílio às pessoas na entrega dos resultados, enfrentando os principais problemas;
  • Inovação com ousadia em soluções não convencionais.