Promova o protagonismo estudantil dos seus alunos

Confira uma seleção de olimpíadas pedagógicas para você engajar as suas escolas

Participar de competições olímpicas pedagógicas não só motiva os estudantes, mas também os encorajam a dedicarem tempo e esforço em áreas que lhes interessam, como matemática, redação, física, ciências, dentre outras 📝🧬🪐🔬. Essas oportunidades não apenas reconhecem o desenvolvimento do conhecimento individual, mas também promovem o trabalho em equipe e o compartilhamento de ideias.

Separamos algumas competições abertas para diversas faixas etárias. Engaje as suas escolas e impacte seus alunos! 🏫👨‍🎓👩‍🎓

Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

Projeto voltado para estudantes e professores de escolas públicas e particulares de todo o país. Em sua 16ª edição, neste ano a ONHB traz mudanças importantes, entre elas, a oferta de bolsas de Iniciação Científica Júnior e a gratuidade na inscrição para estudantes de escolas públicas.

Para participar, é preciso formar equipe com um professor de História e três alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) ou médio.

Olimpíada Digital de Matemática

A maior olimpíada on-line de matemática do mundo para alunos desde o Ensino Infantil até o 9º ano do Fundamental. Uma experiência que desperta a paixão pela matemática e o desejo de superar limites: uma competição inspiradora, repleta de desafios emocionantes em que alunos aprendem, colaboram e trocam conhecimento. Qualquer escola, pública ou privada, que já utiliza Matific nas aulas ou ainda não, pode participar!

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica contempla tanto o ensino fundamental quanto o médio e oferece oportunidades gratuitas para os alunos de todas as regiões do Brasil. Para participar, as instituições de ensino devem efetuar seu registro através do portal oficial da competição. A prova acontece no dia 17 de maio.

Com quatro categorias distintas, a OBA atende a uma ampla faixa de estudantes: desde os que estão nos primeiros anos do ensino fundamental até os que estão prestes a concluir o ensino médio. Cada nível corresponde a um grupo específico, abrangendo desde os mais jovens até os mais experientes.

Olimpíada Brasileira de Neurociências

A Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN), ou Brazilian Brain Bee, é uma olimpíada científica voltada para alunos do ensino médio, cujo principal objetivo é despertar o interesse dos estudantes para o conhecimento científico de Neurociências.

É organizada em etapas locais, em que são selecionados os campeões locais. Estes competem então na etapa nacional, a qual define o campeão brasileiro que competirá na etapa internacional, a International Brain Bee.

Olimpíada de Português

O principal objetivo desta competição é prestigiar a língua portuguesa, valorizando conhecimentos como interpretação de texto, capacidade expressiva, uso padrão do idioma, interpretação de textos clássicos e outros aspectos linguísticos.

Voltada para estudantes dos anos finais do ensino fundamental e alunos do ensino médio, tanto de escolas públicas quanto privadas.

Olimpíada Brasileira de Robótica 2024

A OBR visa transformar a Robótica Educacional em um tema acessível e estimulante dentro da sala de aula, descobrindo novos jovens talentos e atualizando o processo de ensino e aprendizagem brasileiro. Voltada para estudantes do ensino fundamental, médio e técnico, é uma oportunidade de destaque para alunos que podem não apenas aplicar seus conhecimentos teóricos, mas também aprimorar habilidades práticas fundamentais para seu desenvolvimento pessoal e profissional. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por um professor ou mentor.

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Promovida pela Fiocruz, a Obsma é um projeto voltado aos alunos de escolas públicas e privadas de todo Brasil. Seu objetivo é fortalecer nos estudantes o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e investigar e estimular a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no país.

Compartilhe!