“Cabeça erguida: combatendo o bullying com criatividade e conhecimento”

Projeto desenvolvido no plano de ação da Gide une criatividade e conhecimento para engajar alunos

O bullying e o cyberbullying representam formas de violência que afetam profundamente o ambiente escolar e o bem-estar dos estudantes. Trabalhar essas questões é de suma importância, não apenas para mitigar os impactos negativos que tais comportamentos podem causar, mas também para promover uma cultura de respeito, empatia e inclusão. Ao enfrentar ativamente esses desafios, as escolas não apenas protegem seus alunos, mas também os capacitam a reconhecer, responder e prevenir situações de violência, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais equitativa e harmoniosa.

Este projeto multifacetado desenvolvido pela EE Zoroastro de Oliveira, pertencente à SRE Varginha/MG, é um ótimo exemplo para sensibilizar os estudantes sobre a importância de combater o bullying e o cyberbullying. A equipe escolar abordou o tema a partir do livro “De Cabeça Baixa”, de Mirna Pinsky. Além de sensibilizar, a prática também possibilita:

  • Explorar os aspectos linguísticos, artísticos e temáticos do livro “De Cabeça Baixa” de Mirna Pinsky.
  • Promover a expressão criativa dos alunos através de produções de desenhos e escrita.
  • Facilitar círculos de discussão para refletir sobre os temas abordados no livro.
  • Enriquecer o vocabulário dos alunos relacionado ao tema do bullying e cyberbullying.

Etapas do Projeto

Introdução ao Tema
Inicie o projeto com uma discussão em sala de aula sobre o bullying e o cyberbullying, suas formas e impactos. Apresente o livro "De Cabeça Baixa" como uma ferramenta para explorar essas questões de forma mais profunda.
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Leitura e Análise do Livro
Organize os alunos em grupos, para leitura dos capítulos do livro. Durante a leitura, os alunos devem fazer anotações sobre os aspectos linguísticos, artísticos e temáticos encontrados no texto.
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Produções Artísticas e Escritas
Com base na leitura do livro e nas discussões em sala de aula, incentive os estudantes a criar produções artísticas, como desenhos, cartazes ou poemas, que expressem suas reflexões sobre o tema do bullying. Eles também precisam ser encorajados a escrever textos narrativos ou argumentativos inspirados no livro.
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Círculos de Discussão
Realize círculos de discussão onde os alunos poderão compartilhar suas percepções sobre o livro e discutir questões relacionadas ao bullying e cyberbullying. Estimule os alunos a compartilhar suas produções artísticas e escritas, além de debater como os aspectos linguísticos, artísticos e temáticos foram utilizados na obra.
4
Enriquecimento do Vocabulário
Incorpore atividades para enriquecer o vocabulário dos estudantes sobre o assunto, incluindo exercícios de definição de palavras, criação de listas de sinônimos e antônimos, e jogos de vocabulário relacionados ao tema.
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5
Apresentação das Produções
Ao final do projeto, os alunos terão a oportunidade de apresentar suas produções artísticas e escritas em uma exposição na escola, promovendo a conscientização sobre o bullying para a comunidade escolar.
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Avaliação
A avaliação do projeto é realizada através da participação dos estudantes nas atividades propostas, qualidade das produções artísticas e escritas, envolvimento nos círculos de discussão e demonstração de entendimento dos conceitos abordados. Também deve ser avaliado o enriquecimento do vocabulário dos alunos ao longo do projeto.
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Este projeto busca não apenas educar, mas também inspirar os alunos a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades, promovendo um ambiente escolar seguro e inclusivo para todos.

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