Como trabalhar a educação financeira com os alunos dos anos iniciais

Os especialistas são unânimes: a infância é o momento ideal para começar a aprender sobre finanças. Nessa importante fase de desenvolvimento, somos profundamente influenciados pelo ambiente ao nosso redor, momento ideal para escola e família introduzirem os conceitos básicos de educação financeira. Ter esse conhecimento desde cedo traz enormes benefícios para a vida adulta.

Uma ótima dica para abordar o tema em sua turma é a Ação “Pequeno consumidor consciente”, realizada na EM Dona Antonieta Dias de Souza (@escola_antonieta), em Nova Lima/MG. A prática foi idealizada pela Professora do 5º ano, Eliane Marques (@eliane.marques.16752), e trabalhou de forma muito envolvente o sistema monetário brasileiro, a representação decimal de preços e seu uso em situações de compra, a realização de operações de adição, multiplicação, subtração e divisão envolvendo preços em reais e troco. A Professora ainda foi além, levando os alunos ao hábito de refletir quanto ao uso consciente do dinheiro, para evitar gastos desnecessários e desperdícios.

Os estudantes adoraram a experiência! Ficaram muito mais interessados sobre o assunto e adquiriram habilidades financeiras essenciais que os prepararão para o futuro. Sem dúvida, essa turma jamais esquecerá as aulas diferenciadas da Profa Eliane.

Arraste e confira os registros!

Compartilhe!