Depoimento de Raphael Callou, Diretor da Organização de Estados Ibero-americanos no Brasil (OEI)

A fala do Diretor da Organização de Estados Ibero-americanos no Brasil (OEI), Raphael Callou, durante o evento “Diálogos sobre a Educação”, reforça a importância de se investir na educação já na primeira infância.

Estudos comprovam que o conhecimento e as experiências vividas por uma criança de zero a 5 anos vão nortear sua formação ao longo de toda a vida. Países que não investem em educação específica para essa faixa etária acabam vivenciando problemas como baixo desempenho educacional, baixa produtividade econômica, taxas mais altas de criminalidade e aumento de custos com saúde.

Já os países que implementam melhorias na educação para a primeira infância propiciam melhores retornos para a sociedade em escolaridade, redução de custos com reforço escolar, desempenho profissional, saúde e justiça penal.

Por isso, a GIDE Avançada, metodologia utilizada pela Fundação, contempla todas as etapas da educação básica, considerando as especificidades de cada faixa etária na promoção de um ensino de melhor qualidade. Sabemos que só por meio de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, conseguiremos avançar e proporcionar melhores condições de vida aos cidadãos brasileiros.

Compartilhe!