Ação “Semáforo da disciplica para os estudos” – Uma boa estratégia na retomada das aulas presenciais

Após a retomada das aulas presenciais nas escolas de todo o País, educadores seguem no desafio de dar continuidade a um ensino cada vez mais atrativo, para manter seus alunos estimulados e focados nos estudos. Uma ação estratégica eficaz adotada em escolas que implementam a GIDE e que também pode ser implementada em sua instituição é a Campanha “Semáforo da disciplina para os estudos”.

A ação consiste em motivar os alunos coletivamente e individualmente. Por meio de uma tabela com os nomes, as atividades propostas e as datas de realização, os professores conseguem acompanhar semanalmente o retorno das tarefas utilizando as cores do semáforo como legenda para sinalizar:

VERDE – O estudante que está entregando todas as atividades;

AMARELA – Aquele cuja realização das atividades está parcialmente concluída;

VERMELHA – O estudante que não está fazendo as atividades.

Além disso, como um incentivo a mais, a escola pode propor um concurso de mascotes, como fez a E. E. Coronel José Bento, pertencente à Regional de Varginha. Para o concurso, os estudantes elaboram desenhos que são colocados em votação por meio do google formulários ou pelos métodos tradicionais. Na E. E. Coronel José Bento cada ano de ensino teve o seu mascote eleito que foi utilizado para sinalizar semanalmente o desempenho da turma nos grupos de Whatsapp e para enviar recadinhos de estímulo aos estudantes.

Gostou desta ação? Então que tal implementá-la em sua escola? Salve este post e compartilhe com os seus colegas educadores.

Compartilhe!