Concurso sobre o Programa 5S diverte e incentiva alunos a aplicarem os cinco sensos na rotina diária

A boa prática que compartilhamos hoje em nossa série movimentou a E.E. Presidente Tancredo Neves, da SRE Governador Valadares. Para trabalhar a importância de um ambiente adequado para a aprendizagem, entre outubro e novembro a escola realizou um concurso sobre o Programa 5S que divertiu a garotada.

O Programa, oriundo do Japão, após a 2ª guerra, faz parte da metodologia GIDE e é aplicado nas escolas assistidas pela a FDG com o objetivo de despertar a consciência ambiental, estimulando a melhoria e manutenção do ambiente físico, além do bom relacionamento entre os alunos e equipe escolar.

Na implementação do Concurso, a escola retomou o estudo da cartilha do Programa 5S, com todas as turmas. Depois de cada professor trabalhar a cartilha, os alunos foram convidados a participarem do concurso de desenho, frases ou produção textual com base no que aprenderam sobre o 5s.

Os estudantes surpreenderam a equipe escolar com a qualidade dos trabalhos enviados demonstrando que compreenderam direitinho sobre os sensos de utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina. Ao final do concurso, a escola premiou os alunos campeões e elaborou um vídeo com as produções vencedoras. Assista!

Mais uma ação atrativa e divertida para você implementar em sua escola também. Salve este post e compartilhe com seus colegas educadores!

Compartilhe!