Ação “Professor por um dia” promove o protagonismo do estudante na busca pelo conhecimento

Hoje, em nossa série, trazemos mais um exemplo que, por meio de ações simples, é possível promover uma aprendizagem diferenciada e prazerosa aos estudantes de todas as idades.

Desenvolvida no âmbito da GIDE Avançada, a ação “Professor por um dia” trabalha o conceito de aula invertida, que coloca o aluno como protagonista na busca do próprio conhecimento. Ao desempenhar um papel ativo na construção do próprio aprendizado, ele não apenas absorve conteúdos, mas também pesquisa informações, expõe ideias, argumenta, cria, agrega etc.

A prática tem sido implementada em várias escolas de Minas, contempladas pelo Programa Gestão pela Aprendizagem, mostrando-se altamente eficaz no ambiente virtual. Na EE Cesário Coimbra, da SRE Poços de Caldas, por exemplo, os alunos adoram este modelo de aula e ficam muito mais interessados nos conteúdos, como nos demonstra a aluna, Emanuelle Barbara de Oliveira, que, em vídeo, nos dá uma aula sobre Fonógrafo e o contexto em que foi criado.

Como dizem os mineiros, “dá um orgulho danado” ver como os estudantes estão se dedicando na busca pelo conhecimento. A FDG parabeniza a equipe escolar pela implementação da prática e aos alunos que, assim como Emanuelle, continuam firmes nos estudos!

Compartilhe!