Liderança, a peça-chave para vencer desafios

Principal elemento para se chegar a uma gestão eficaz

Em todas as instituições de ensino, a liderança precisa estar muito bem destacada em sua estrutura organizacional. Ela é o principal elemento para se chegar a uma gestão eficaz.

Neste artigo, o consultor da FDG, Gerson Geraldo Carvalho Júnior, discorre sobre a importância da liderança e quais fatores contribuem para que um líder vá além de ocupar apenas uma posição hierárquica, mas que consiga alcançar as suas metas, com a sua equipe, orquestrando o trabalho e apoiando cada indivíduo no uso de todo potencial disponível.

Confira a íntegra.

Em todas as instituições de ensino, a liderança precisa estar muito bem destacada em sua estrutura organizacional. Ela é o principal elemento para se chegar a uma gestão eficaz.

O bom líder é aquele que não ocupa apenas uma posição hierárquica, mas aquele que consegue alcançar as suas metas, com a sua equipe, orquestrando o trabalho e apoiando cada indivíduo no uso de todo potencial disponível.

Nas diversas situações do nosso cotidiano, a liderança se apresenta na pessoa que se destaca por conseguir alinhar os conhecimentos técnicos à gestão e levar o seu grupo a superar os desafios. Também é a pessoa que entende que todo processo de planejamento é um processo de aprendizado, aliando as necessidades da instituição de ensino com as necessidades de cada membro da sua equipe. Por isso, o desenvolvimento das pessoas é extremamente importante e deve ocupar um bom tempo do líder. Sem uma boa equipe, motivada e bem treinada, não há quem liderar e a instituição de ensino perde a sua capacidade de realização.

Na GIDE Avançada, descrevemos o líder de alto desempenho com quatro perfis: o líder perceptivo, o líder comunicativo, o líder organizado e o líder focado em resultado. Esses quatro perfis representam características e habilidades que podem ser combinadas de múltiplas maneiras, sendo que o líder pode ter traços mais fortes ou mais fracos de cada um dos quatro. Em linhas gerais, o líder de alto desempenho é aquele que coordena os esforços de planejamento, acompanha e atua na execução, ajuda o time a verificar os resultados atingidos e se certifica que ações corretivas sejam adotadas.

Na qualidade de consultor que acompanha escolas do ensino fundamental do Estado de Minas Gerais, no contexto de isolamento social devido à pandemia, em que as atividades estão sendo realizadas de forma remota, foi possível perceber características da liderança, aplicada nas mais variadas situações. A diretora que não mediu esforços para resgatar todos os estudantes e fazer com que todas as famílias da comunidade escolar fossem acolhidas.

O especialista que mobilizou todo o corpo docente para pesquisar novas metodologias educacionais e utilizá-las na complementação das aulas remotas. A professora que promoveu encontros com seus colegas para compartilhar suas habilidades tecnológicas e capacitá-los em novas ferramentas para o ensino remoto. E o estudante que utilizou de seu canal no Youtube para estimular os colegas a realizar todas as atividades escolares.

O gestor escolar é o responsável por liderar de forma integral toda a instituição de ensino, mas é muito importante identificar e reconhecer outras lideranças espalhadas pela estrutura da instituição. É importante abrir espaços para que as pessoas façam uso de suas habilidades em seus espaços de convivência, influenciando de maneira positiva comportamentos e mentalidades. Por meio da combinação das diferentes competências e dos esforços de toda a equipe, os desafios serão superados e resultados excelentes farão parte da rotina da instituição.

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