IMG-20160915-WA0035Belo Horizonte, 15 de setembro.

Aconteceu hoje o simulado presencial do ENEM para os alunos da Escola Estadual Padre João Botelho, parceira da FDG. O simulado é uma ótima maneira não só de conhecer a prova, mas também de verificar quais são os assuntos ou tipos de questões que devem ser mais estudados.

Além dessa atividade, a escola trabalha o Enem por meio de monitoria, portfólio de atividades e gincana específica do tema.

Neste ano, assim como nos anos anteriores, o Enem ocorrerá em dois dias seguidos. No sábado, dia 5 de novembro, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, entre as 13h e as 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 6, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nesse dia, o tempo de exame será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (horário de Brasília).

Atualmente o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a principal avaliação para ingressar no ensino superior. A nota resultante da prova é utilizada como critério para acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A ação ocorrida hoje na E.E. Padre João Botelho é embasada no Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social (IFC/RS), principal indicador de resultados da metodologia Gestão Integrada da Educação (GIDE). A escola, parceira da FDG na GIDE, avalia a sua capacidade de ampliar a adesão ao ENEM e de se preparar adequadamente para que seus alunos sejam bem classificados no exame. A cada ano, o indicador possibilita que a escola mensure o seu resultado e defina uma meta de melhoria, propondo ações para alcança-la.

Quando as inscrições para o ENEM são abertas, a equipe gestora da escola conversa com as turmas de alunos do 3º ano do ensino médio sobre a importância da avaliação e disponibiliza os computadores da escola para que os interessados façam a sua inscrição. Painéis informativos são divulgados nas dependências da escola, o que possibilita aos alunos informações atualizadas sobre o período das provas, sites que auxiliam nos estudos, cuidados e dicas sobre a avaliação.

Em sala de aula, além de incentivar, os professores selecionam e trabalham questões de provas anteriores, esclarecendo dúvidas e reforçando os conteúdos que são avaliados.

Em meio a tudo isso, o incentivo que acontece no simulado deixa os estudantes mais preparados para enfrentar essa nova etapa e vencer.