“Destaco a importância de não só tratar os dados, mas usá-los para a qualificação dos processos acadêmicos. As metas, as ações da disciplina, a exclusão do que não é necessário… Análise e organização fundamentais que repercutiram positivamente nas relações com a minha equipe e no processo de aprendizagem e avaliação dos alunos.”
“A FDG trouxe para o meu olhar pedagógico uma gestão mais eficiente propiciando a mensuração do resultado do desenvolvimento das habilidades pedagógicas propostas para as crianças e uma observação mais criteriosa do(a) professor(a) para as individualidades de cada uma. Desta maneira ficou mais fácil estabelecer metas e elaborar planos de ação para alcançar o desenvolvimento pleno dos alunos.”
O projeto de gestão da FDG tem contribuído significativamente para a melhoria do ensino na escola. Uma melhoria que decorre da sistematização do planejamento, da execução, do monitoramento e da padronização das ações. A articulação da gestão escolar pertinente à realidade da escola parte da necessidade e do resultado que se obtém, levando ao êxito da mesma como um todo.
O trabalho de consultoria da FDG, gestão por processos e gestão financeira, tem trazido uma visão integral e interdisciplinar da escola, detectando oportunidades de redução de custos e melhorias nos processos. Assim como na gestão pedagógica, estamos visionando um trabalho mais eficiente, por meio da quantificação de resultados, definição de metas, prioridades e planos de ação específicos para nossa realidade. Poderia citar como um diferencial da consultoria, o construir e o fazer juntos.
“A complexidade dos processos dentro de uma instituição por ensino vai muito além do que imaginamos, gerir esses processos é traçar uma estrada de ensino com qualidade. A gestão consiste em atingir metas e melhorar os resultados, colocando a instituição em altos patamares no mercado e elevando os seus índices de qualidade. A GIDE Avançada tem proporcionado à Rede Batista de Educação a busca de resultados mais efetivos e competitivos, utilizando técnicas de gestão modernas adaptadas à realidade educacional.”
“A cultura institucional tem sido um grande desafio. Em geral, as pessoas não estão acostumadas a planejar, executar e acompanhar, com vistas a alcance de resultados. Essa mudança cultural, por mais difícil que seja, é a meu ver o principal ganho do colégio ao implementar a metodologia disponibilizada pela FDG. Em linhas gerais, o trabalho das consultoras tem proporcionado ao colégio, ainda, o estabelecimento de relações mais dialógicas entre as equipes de trabalho e o maior envolvimento das pessoas com o fim pretendido pelo colégio, a saber, a formação integral dos alunos.”