E foi assim a manhã do último sábado, dia 5, na EE Carlos Campos, parceira da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG) desde 2007. A escola que ocupa umas das 5 melhores posições no IDEB, entre as instituições de ensino estaduais de Belo Horizonte, recebeu os alunos e suas famílias para uma manhã cheia de conhecimento.

No final de semana em que os jovens do país participaram do ENEM, os alunos do ensino fundamental I, juntamente com suas professoras, tiveram a oportunidade de apresentar às famílias como a escola se mobiliza para proporcionar aulas mais interativas.

As famílias participaram de experiências concretas de matemática, português, consciência ambiental, higiene e cuidados com a alimentação e saúde durante a Feira de Ciências deste ano.

20161105_080824_

As turmas de 1º ano apresentaram palestras sobre a importância de uma alimentação balanceada e sobre a prática de exercícios físicos. As famílias tiveram acesso a diversas receitas saudáveis, nos livros produzidos pelos alunos, e se deliciaram com uma salada de frutas. “Esse assunto é de fato muito importante e foi um dos focos da ONU em 2016, que solicitou aos principais governantes a definição de medidas efetivas para reverter epidemia mundial de obesidade infantil”, acrescentou a consultora da FDG, Ana Paula Mendonça, que esteve presente na feira.

Os alunos do 2º ano levaram as famílias a uma reflexão sobre como tratamos o meio ambiente. O tema “Bicho livre é bicho na natureza” foi trabalhado por meio de maquetes, quebra cabeças de palavras e produção de textos. Os alunos demonstraram que a conscientização ambiental de massa, só será possível com percepção e entendimento do real valor do meio ambiente natural para a sociedade.

O 3º ano, série em que os alunos precisam consolidar a alfabetização, inseriu as famílias em brincadeiras como bingo e dominó de adição e subtração. Além disso, os grupos familiares foram convidados para uma viagem ao mundo da leitura onde participaram da produção de textos e ainda puderam conhecer os textos produzidos pelos alunos no “Envelope da Leitura”, atividade que as famílias participaram ativamente durante o ano. A leitura permite que a criança desenvolva a criatividade, a imaginação e conheça o imenso universo da cultura.

Imagens Feira de Ciencias C Campos

Já as turmas do 4º ano foram responsáveis por reforçar a conscientização de todos os presentes a respeito de uma questão de saúde pública, a dengue. A doença transmitida por um mosquito é característica de regiões tropicais e subtropicais e está diretamente relacionada às práticas de higiene da população. “É imprescindível a participação efetiva de toda população no combate aos focos de acúmulo de água, que são ambientes propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor Aedes aegypti”, ressaltou Ana Paula Mendonça. Em uma sala totalmente ambientada sobre o assunto as famílias assistiram a um vídeo para aprender como podem ajudar nesse combate.

O 5º ano participou de uma divertida competição de matemática, a “Bola sabida”. Na reta final desses alunos na escola, eles tiveram a oportunidade de mostrar às famílias como a multiplicação e divisão podem ser divertidas e muito fáceis de aprender.

Imagens Feira de Ciencias C Campos_2_

A Gestão Integrada da Escola (GIDE) orienta as escolas parceiras da FDG quanto ao registro dessas e outras práticas pedagógicas bem-sucedidas possibilitando um aprendizado de qualidade focado no desenvolvimento das competências e habilidades previstas na matriz de referência dos anos iniciais. Assim a escola proporciona a aquisição de conhecimento e valores.