bg-quem-somos-2
QUEM SOMOS
Desenvolvendo a educação no País, por meio da gestão eficiente, proporcionando melhores condições de vida aos cidadãos brasileiros.

Instituída em 1997, somos uma Fundação que atua na disseminação de conhecimentos técnicos e científicos relacionados a soluções gerenciais na área educacional, por meio da Gestão Integrada da Educação – GIDE Avançada. Acreditamos que só uma Educação de qualidade é capaz de formar cidadãos capazes de transformar uma nação.

VISÃO

Ser reconhecida como referência nacional na implementação e desenvolvimento de sistemas e metodologias de gestão para resultados em instituições públicas e privadas, na área educacional.

MISSÃO

Desenvolver a educação no País, por meio da gestão eficiente, proporcionando melhores condições de vida aos cidadãos brasileiros.

VALORES

Ética. Transparência; a educação, como meio de desenvolvimento do País. O respeito aos instituidores, conselheiros, colaboradores, clientes e fornecedores. A inovação, o foco em resultados, o desenvolvimento de pessoas, observando a responsabilidade econômica, social e ambiental.

A gestão educacional em evoluçãoConheça nossa história

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) / Metalurgia: interação com as principais siderúrgicas do País.
1973
Início do TQC no Brasil. Entidade: Fundação Christiano Ottoni - FCO/UFMG.
1986
Nove grupos empresariais e sete pessoas físicas instituíram a Fundação de Desenvolvimento Gerencial - FDG, com a finalidade de difundir métodos, técnicas e ferramentas gerenciais existntes na época e, assim, melhorar a gestão do País.
1997
Nesse período, a Fundação redirecionou sua atuação para projetos eminentemente sociais. Esse redirecionamento ocorreu de acordo com o Novo Código Civil do Brasil (lei 10.406/2002).
2003
Nos últimos 14 anos a FDG desenvolveu métodos e ferramentas gerenciais exclusivos e focados na linguagem escolar, adquirindo experiência incomparável em sua área.

Neste período redirecionou seu foco de atuação para as instituições e redes educacionais particulares, redes municipais e estaduais de ensino, além de oferecer oportunidades de parcerias para empresas que se preocupam com seu papel social e desejam ser agentes transformadores das comunidades ontem atuam.
2016
Com a aprovação da reforma do Estatuto, a FDG avança no cumprimento de sua missão e lança um curso de gestão educacional avançada, capacitando e formando pessoas em métodos e sistemas de gestão aplicados à área educacional. São oferecidos cursos teóricos e práticos para formação de gestores de alto desempenho. Paralelamente, é oferecida consultoria presencial e on-line.
2017

Estrutura orgânica

Temos a seguinte estrutura orgânica: Conselho Curador, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.

Conselho Curador

jose-martins-de-godoy2

José Martins de Godoy
Presidente

Instituidor da FDG, é Engenheiro Metalurgista pela UFMG e Doktor Ingeniör pela Norges Tekniske Hogskole, na Noruega. Foi chefe do departamento de engenharia metalúrgica da UFMG por vários mandatos. Foi também Diretor da Escola de Engenharia da UFMG, Superintendente e Diretor da FCO e Sócio Cofundador e Presidente do INDG.

2-Cassio-380x380

Cássio Eduardo Rosa Resende
Vice Presidente

Iniciou sua trajetória em 1966 como Oficial da Polícia Militar de Minas Gerais. Entre 1981 e 1991, passou a atuar como Promotor em diversas Comarcas de MG. De 1992 a 1998, foi Titular da Promotoria Especializada de Fundações de Belo Horizonte. Em 1998, atuou como Procurador de Justiça no Ministério Público Estadual. Em paralelo, também foi Consultor da Fundação João Pinheiro, Presidente do Sindicato dos Hospitais de Minas Gerais, Professor-convidado de Direito Fundacional e tomou posse como Diretor-Presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, onde ficou até 2004. Em 2010 tornou-se Presidente do Sindicato dos Hospitais de Minas Gerais.

Dr. Cássio também presidiu e integrou grandes Fundações e entidades, como o Instituto Mário Pena e a Confederação Brasileira de Fundações (Cebraf). Entre 1998 e 2007, atuou como advogado no Escritório de Advocacia Rocha e Resende Advogados Associados.

Euler-Fuad-Nejm

Euler Fuad Nejm
Membro

Empreendedor de sucesso, Euler está à frente do Grupo Supernosso fundado há 80 anos e formado pelas empresas Supernosso Supermercados, Apoio Mineiro Atacado de Alto Serviço, que totaliza mais de 70 lojas na região metropolitana de Belo Horizonte, pela Adec Minas Distribuidora, com foco no pequeno varejo, e pela Raro Indústria de Alimentos com uma planta de panificação e outra de carnes e embutidos. Ao todo, o Grupo emprega mais de 10 mil funcionários diretos. 

Euler atua também como Vice-Presidente na Associação Mineira de Supermercados (Amis), como Conselheiro Consultivo da Fundação CDL e sócio conselheiro da Rede Brasil de Supermercados. Militante da nossa causa, também é um dos apoiadores do Programa “Gestão pela Aprendizagem”, uma parceria da FDG com o governo de Minas.

Guilherme-Tolentino-Dutra

Guilherme Tolentino Dutra
Membro

Advogado, atua há mais de 12 anos na área jurídica, com experiência consultiva e contenciosa, notadamente Direito Penal Econômico, Penal Empresarial, Cível, Bancário, Contratos, Societário e Terceiro Setor. Sócio fundador do escritório Godoy & Tolentino. Atualmente, atua na Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais.

Ivan-de-Araújo-Simões-Filho

Ivan de Araújo Simões Filho
Membro

Geólogo (Universidade de Nancy, França), Doutor em Geofísica (Universidade Federal da Bahia), diplomado em Educação Executiva (Operations Academy) pelo Massachusetts Institute of Technology (EUA) e em Gestão Sustentável pela Universidade de Cambridge (Reino Unido) e pela Universidade de Queensland (Austrália). Atualmente, é Diretor de assuntos corporativos da Anglo American Brasil. Coordenou o steering committe do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP), foi Presidente da Câmara de Comércio Britânica no Rio de Janeiro (Britcham), Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Geofísica e coordenador regional para América Latina da Society of Exploration Geophysiscists (SEG).

maria-helenba-godoy2

Maria Helena Pádua Coelho de Godoy
Membra

Idealizadora do sistema GIDE – Gestão Integrada da Educação Avançada, a Profa Maria Helena é Pedagoga e especialista em gestão moderna aplicada à Educação. Autoridade nacional em Gestão Escolar, possui 11 livros técnicos sobre o assunto, além de ter publicado 5 livros infantis. Atuou como Diretora Técnica da FDG por mais de 20 anos e agora integra o Conselho Curador.

Paulo-Ramiz-Lasmar

Paulo Ramiz Lasmar
Membro

CEO do escritório de advocacia PRLasmar & Associados, que se destaca pela qualidade, eficiência e seriedade na prestação dos serviços jurídicos. Presidiu o Rotary Clube Belo Horizonte Oeste por 20 anos. É um dos apoiadores do Programa “Gestão pela Aprendizagem”, uma parceria da FDG com o governo de Minas.

Rodrigo-Rossi-Resende

Rodrigo Rossi Resende
Membro

Bacharelado e licenciatura em História. É sócio da Rossi e Resende Administração de Bens e sócio-presidente do Estacionamento Casmar.

1-Wilson-380x380

Wilson Martins de Assis
Membro

Graduado em Engenharia Mecânica e mestre em Ciência da Informação, especializou-se em Gestão Estratégica de Negócios pelo CEPEAD. Possui grande experiência na gestão da informação e do conhecimento na área siderúrgica. Atuou por 34 anos na Usiminas como Superintende de Informações Técnicas. Hoje, é sócio proprietário da Nexus 7.

Daniel-Tito-Guimarães

Daniel Tito Guimarães
Suplente

Advogado, graduado pela Faculdade de Direto Milton Campos, especializado em direito tributário pelo Centro de Atualização em Direito – CAD – (Universidade Gama Filho/RJ). Atualmente, é Gerente de Performance Institucional da mineradora Anglo American no Brasil, onde atuou também como advogado e nas áreas de Gestão Fundiária e Investimentos Sociais. Associou-se a importantes bancas jurídicas brasileiras, e, em 2010, fundou a Gadioli, Tito & Kindlé Advocacia. Instituiu a Comissão do Estagiário e de Assuntos Estudantis na Ordem dos Advogados do Brasil, onde atuou como Tesoureiro. É coautor do livro “Desafios Jurídicos na Implantação de Grandes Projetos de Infraestrutura e Mineração”.

Conselho Fiscal

Marcos-Paulo-de-Salles-Maia

Marcos Paulo de Salles Maia
Presidente

Bacharel em Direito é sócio do escritório Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados, com experiência em direito empresarial, com foco em contratos, societário e imobiliário. Foi gerente jurídico da Direcional Engenharia, tendo participado diretamente dos processos de private equity, abertura de capital e rodadas de investimento (follow-on), respondendo diretamente pelo atendimento dos acionistas controladores.

Fabiano-Faria-Maia

Dr. Fabiano Faria Maia
Membro

Executivo jurídico com mais de 20 anos de experiência, focado na gestão, reestruturação, inovação e transformação digital da área jurídica, Dr. Fabiano está sempre em busca de novos conhecimentos. Se especializou em Direito Empresarial, Direito Privado, Gestão de Negócios e Master of Business Administration – MBA, Executive MBA.  

Possui expertise em processos de Fusões e Aquisições e forte atuação na condução de temas estratégicos e complexos. Conselheiro em diferentes segmentos nas áreas de Governança, Compliance, M&A, Mercado de Capitais, Societária, Concorrencial, Contratos, Regulatória, Trabalhista, Tributária, Cível em Geral, além de todo o Contencioso relacionado a essas matérias. Atualmente, ocupa a posição de General Counsel da Fundação Renova.

Dr. Fabiano ainda possui experiência internacional, tendo trabalhado em Nova Iorque, além de ter integrado e liderado pessoas, conduzido temas relevantes em alguns países (EUA, México, Canadá, Rep. Dominicana, Colômbia, Peru, Argentina, Uruguai e Venezuela).

Sérgio-Eduardo-Michetti-Frade

Sérgio Eduardo Michetti Frade
Membro

Graduado em Ciências Contábeis, atua há mais de 30 anos na área de seguros. Foi gerente da Filial da Chubb do Brasil Cia de Seguros e superintendente da Itaú Seguros em Minas Gerais. Atualmente, é diretor-presidente da Solutions Gestão de Seguros. Paralelamente, colabora com o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais (IBEF-MG), como vice-presidente do Conselho Diretor. É membro do Grupo de Intercâmbio Empresarial de Minas Gerais e diretor da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE).

Mauricio-do-Couto

Dr. Mauricio do Couto
Suplente

Graduado em Direito, se especializou em Gestão Estratégica, área de concentração Gestão de Fundações, e em Direito Tributário. Possui larga experiência nas áreas de direito constitucional, público, civil, tributário, trabalhista e meio ambiente. Atuou como Consultor Jurídico na FUNDAMIG e foi Procurador Jurídico do Município de Lagoa da Prata/MG. Nos últimos 20 anos, como Sócio-Diretor da Couto e Resende Sociedade de Advogados, tem se dedicado ao terceiro setor prestando consultoria jurídica a importantes instituições como: Fundação Benjamim Guimarães (Hospital da Baleia), Fundação Pitágoras, Fundação Arnaldo Gavazza Filho, Fundação Dom Bosco, Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência – Província do Imaculado Coração de Maria, Fundação de Saúde Integral Humanística – FUNDASINUM, dentre outras.

Direção Executiva

rodrigo-godoy

Rodrigo Godoy

Presidente

Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda com especialização em Gestão de Negócios, Rodrigo possui 20 anos de experiência em consultoria em gestão, tendo sido co-fundador e Diretor-Presidente do Instituto Aquila. Executou diversos projetos em organização do setor público e privado, com destaque para o projeto de melhoria da educação básica de Manaus/AM (2014-2020). Um profissional altamente capacitado para presidir a FDG e levá-la a novos patamares.

raquel-godoy-2

Raquel Godoy

Diretoria Administrativa e Financeira

Bacharel em Direito com especialização em Direito Constitucional, Raquel Godoy dedica-se, exclusivamente, à área da educação, sua grande paixão. Com mais de 10 anos de experiência em consultoria em gestão, assume a Diretoria Administrativo-Financeira, para conduzir, com excelência, as políticas estratégicas de gestão dos recursos financeiros, administrativos e na adequação de processos, tendo em vista os objetivos da Fundação.

isis

Isis Chaves

Diretoria Técnica

Engenheira e economista, atuou como diretora de finanças e controle em empresa de grande porte do setor de alimentos. Possui ampla experiência como consultora líder de projetos com atuação no INDG e na FDG. Sua expertise na área gerencial irá agregar muito à condução dos nossos projetos educacionais.

Equipe técnica

Nossa equipe é composta por profissionais altamente capacitados e qualificados para a realização dos serviços, com comprovada experiência em gestão educacional.

Nosso espírito de servir coloca os interesses de quem nos confia seus recursos à frente dos nossos e, por isso, somos formados por um time de consultores que gostam do que fazem e se dedicam integralmente à busca da excelência, comprometidos com:

  • Transformação dos sonhos e ambições em desafios mensuráveis;
  • Construção do caminho para o sucesso das instituições de ensino clientes;
  • Identificação e aprimoramento das boas práticas já existentes;
  • Desenvolvimento de gestores de alto desempenho;
  • Auxílio às pessoas na entrega dos resultados, enfrentando os principais problemas;
  • Inovação com ousadia em soluções não convencionais.