Precisando fortalecer a parceria com as famílias em sua escola?

Família participativa na rotina escolar contribui para que os filhos tenham mais chances de apresentar bom desempenho nos estudos. Por isso, a escola precisa elaborar estratégias que reforcem o vínculo com os familiares.

Um excelente exemplo é a ação “Chá para os pais e/ou responsáveis”, implementada no Plano de Ação da GIDE da EM Professor João Lima, SME Conceição do Mato Dentro/MG.

Bimestralmente, a escola reúne as famílias para um chá muito especial, momento em que são tratados assuntos como horário de início e término de aulas, atualizações cadastrais, comunicados no geral, práticas pedagógicas, reforço escolar, dinâmica, mensagens com participação dos pais, sugestões para as próximas reuniões, explicação dos projetos da escola, entrega de boletins, dentre outros. Durante as reuniões, a escola também abre uma caixinha de sugestões, para coletar ideias que estimulem a participação de outras famílias.

Em paralelo, a escola mantém os pais sempre informados sobre as atividades escolares, utilizando os canais de comunicação.

A ação tem repercutido positivamente, fortalecendo a parceria família e escola, e possibilitando a conquista de melhores resultados.

Compartilhe!