Bullying e cyberbullying no ambiente escolar: como a escola e a família podem combater esses males

O bullying e o cyberbullying são problemas globais. No Brasil, dados de um levantamento divulgados pelo IBGE em 2021, apontaram que aproximadamente 23% dos estudantes já foram vítimas da prática de bullying. Dentre os adolescentes, um em cada dez (um total de 188 mil jovens) já se sentiu ameaçado, humilhado e ofendido no ambiente das redes sociais.

Essa triste realidade gera consequências que podem se estender até a vida adulta, causando sérios prejuízos à saúde física e mental. A gravidade do problema fez com que a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP iniciasse em 2022 uma campanha de conscientização intitulada “Delete essa ideia”, que tem o objetivo de sensibilizar os estudantes contra essa terrível prática.

Iniciativas como essa são sempre bem-vindas, mas sabemos que a escola e a família têm uma contribuição maior no combate dessas práticas. Para auxiliar os profissionais educacionais e os pais, separamos algumas orientações que alcançaram êxito na redução do bullying e o cyberbullying em nossas escolas parceiras. Arraste e confira!

Compartilhe!