ChatGPT – O que essa nova tecnologia vai impactar na Educação?

Neste retorno às aulas de 2023, as escolas estão se deparando com uma novidade: o ChatGPT. Um sistema baseado em IA (inteligência artificial) que foi criado pela empresa OpenAI. De uma forma sucinta, o ChatGPT funciona assim: a partir de um vasto material disponível na internet, o site (uma espécie de banco de informações), é capaz, por exemplo, de resolver equações de matemática, formular respostas para qualquer pergunta que o usuário digitar e até redigir redações.

Disponibilizada há poucos meses de forma gratuita, a ferramenta já divide opiniões no meio educacional. Um dos possíveis problemas apontados é agravar a deficiência na aprendizagem, pois coloca em risco o interesse dos alunos em desenvolver habilidades de leitura, escrita e compreensão de texto, indispensáveis para a formação dos docentes.

Para uma outra parte, a nova tecnologia pode ser benéfica se utilizada com parcimônia. Especialistas educacionais defendem que o ChatGPT pode auxiliar os alunos como ponto de partida para suas pesquisas e verificação de fatos.

E na sua opinião, o ChatGPT tem mais a contribuir ou prejudicar a educação? Compartilhe com a gente nos comentários.

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre essa nova ferramenta, acesse o site https://openai.com/blog/chatgpt/

Compartilhe!