Janeiro Branco – A vida pede equilíbrio

Em sua 10ª edição, o Movimento Janeiro Branco trouxe neste ano o tema “A vida pede equilíbrio!”.

Criado em 2014 por um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG), o Movimento tem como propósito colocar em evidência e democratizar as informações sobre dois importantes temas: a saúde mental e a saúde emocional. Nunca foi tão necessário colocar esse assunto em pauta, quanto no período pandêmico e pós-pandêmico.

Na área educacional, uma pesquisa realizada, em 2022, pelo Instituto Ame Sua Mente e pela Nova Escola, com mais de 5 mil profissionais da educação pública e privada revelou que, a cada 5 entrevistados, 3 pensaram em se afastar das suas atividades no ano passado por motivo de saúde mental.

Os reflexos negativos da pandemia mais citados foram sentimentos intensos e frequentes de ansiedade (60,1%), seguidos por baixo rendimento e cansaço excessivo (48,1%) e problemas com sono (41,1%). Além de dificuldade de socialização e isolamento, sensação de tristeza e aumento do consumo de psicoativos e álcool.

O levantamento também perguntou o que os profissionais fizeram para amenizar esses reflexos. Duas respostas se destacaram: praticar atividade física (40,4%) e manter-se conectado com amigos e familiares que ofereceram apoio emocional (36,8%). Foram mencionados, ainda, cuidar do sono e da alimentação, buscar terapias com profissionais de saúde, terapias alternativas e apoio em grupos religiosos ou espirituais.

A rotina escolar pede equilíbrio diante de mudanças, cada vez mais desafiadoras e aceleradas que exigem novas competências, habilidades e atitudes. A Campanha pode ser um norte para você começar este ano com o propósito de colocar a sua vida em equilíbrio. Acesse o site oficial e englobe a sua escola neste movimento >> janeirobranco.com.br/

Compartilhe!