Apenas 5% dos estudantes de escolas públicas concluem o ensino médio com aprendizado adequado em matemática, aponta estudo

O dado faz parte de um levantamento feito pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), com base nos resultados do Saeb (2021), e foi divulgado na última quarta-feira (30/11).

O Brasil tem formado estudantes com um baixo nível de aprendizagem em matemática. Em 2021, 57% dos docentes que estavam prestes a concluir o ensino médio apresentaram conhecimento insuficiente na disciplina e outros 38%, apresentaram conhecimento básico. Embora histórica, a defasagem na aprendizagem de matemática foi agravada pela pandemia da Covid-19. Em 2019, o índice de alunos com conhecimento avaliado como adequado na disciplina era de 7%. Já nos anos iniciais do ensino fundamental, o índice caiu de 47% em 2019 para 37% em 2021.

O estudo reforça o grande desafio que temos pela frente para não só reverter os danos causados pela pandemia, mas, também, fazer com que a educação em nosso País volte a avançar. Um desafio que precisa da colaboração de todos nós, para desenvolver estratégias que engajem e atendam as necessidades dos estudantes. A GIDE, sistema de gestão adotado pela FDG, é uma poderosa aliada neste caminho de melhoria de resultados de ensino e aprendizagem.

Compartilhe!