Consciência e educação ambiental é tema de desfile verde com a participação de escolas no Vale do Jequitinhonha

O evento aconteceu em Medina, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e faz parte das ações da GIDE, parceria da Secretaria de Educação com a FDG

A conscientização ambiental faz parte da rotina das escolas estaduais da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Tanto que o tema é trabalhado desde cedo, em sala de aula, com crianças e adolescentes das unidades de ensino, para despertar a importância da consciência cidadã entre os alunos da rede pública estadual.

A exemplo dessa iniciativa, a Escola Estadual Aníbal de Melo, do município de Medina, no Vale do Jequitinhonha, participou, na última sexta-feira (3/6), de um desfile verde, em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Durante o desfile, os estudantes, organizados em pelotões, caminharam pelas ruas da cidade carregando faixas com palavras e frases relacionadas ao meio ambiente, como, por exemplo, utilização, organização, limpeza, saúde e higiene e autodisciplina.

O evento é uma das atividades propostas no plano de ação do programa Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), realizado em parceria com a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG).

A diretora da Escola Estadual Aníbal de Melo, Adaleia de Araújo Costa, explicou como o projeto é trabalhado com os alunos e ainda ressaltou os resultados positivos da iniciativa em toda comunidade escolar. “O desfile é uma das ações desenvolvidas pelo projeto, mas ainda teremos um vídeo e um jornal produzido pelos alunos contando suas experiências.Trabalhamos o método 5S – senso de utilização; de limpeza, de saúde; de autodisciplina e de ordenação. Percebemos que o projeto já provocou mudanças de hábitos, como melhora da autodisciplina das turmas, e isso resulta em mais aprendizado não só em sala de aula, como também fora do ambiente escolar”, pontuou a diretora.

A GIDE, programa que tem foco no fortalecimento da gestão escolar, está presente em cerca de 899 escolas da rede estadual de Minas Gerais, nas turmas de Ensino Fundamental. A coordenadora da GIDE na Secretaria de Estado de Educação, Clareci Nunes Siqueira da Silva, explicou a importância da parceria entre a SEE/MG e a FDG, ao implementar a GIDE em 2019 e o apoio às escolas e direcionamento de ações durante o Regime de Estudo não Presencial.

“O objetivo do projeto é o fortalecimento da gestão escolar e, consequentemente, a melhoria da aprendizagem e dos indicadores do Sistema Mineiro de Avaliação (Simave) e do Sistema Nacional de Avaliação. E, desde que implantamos, já constatamos um fortalecimento nas ações de aprendizagem, a partir de um envolvimento mais efetivo da gestão escolar em vários aspectos, como por exemplo, mais participação das famílias na rotina escolar, o que colabora para o aperfeiçoamento do ensino”, disse a coordenadora.

Programa GIDE

O Projeto Gestão Integrada da Educação (GIDE) faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica, celebrado entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), no âmbito do Programa Gestão pela Aprendizagem, em agosto de 2019.
A GIDE é um sistema desenvolvido pela FDG, que unifica e foca os esforços e recursos da escola em objetivos, metas e ações para a melhoria de seus resultados e processos, fundamentado no método PDCA (Planejar, Executar, Verificar, Atuar) e no gerenciamento do processo pedagógico a partir de fatos e dados.

Compartilhe!