Afinal, o que os gestores escolares de sucesso fazem?

Por Talita Prudêncio
Consultora Educacional na Fundação de Desenvolvimento Gerencial – FDG

Segundo a metodologia GIDE Avançada (Gestão Integrada da Educação Avançada), gestão é organizar os meios para atingir os fins, ou, simplesmente, atingir metas. Considerando essa definição, o gestor escolar possui o papel de coordenar os recursos físicos e humanos de sua instituição, com o objetivo de conquistar melhores resultados de aprendizagem.

O Gestor eficaz domina os conceitos de gestão: trabalha com fatos e dados, sabe identificar problemas (maus resultados da atividade-fim na educação), determinar as causas que influenciam os maus resultados e elaborar um plano de ação para bloquear as causas; atua fortemente de forma perseverante para que o plano de ação seja executado. Enfim, essa é a trajetória para atingir as metas, ou seja, é exímio solucionador de problemas.

Durante a trajetória da GIDE Avançada, atuamos com milhares de gestores escolares, os quais obtiveram sucesso no alcance de suas metas. Sendo assim, nossa experiência, nos permite apresentar as características ou competências de um líder de alto desempenho:

  • Percepção

A dinâmica, os desafios e as particularidades de cada ambiente escolar exigem que o líder tenha uma percepção apurada desse espaço a fim de agir perante a realidade com sabedoria. Complementar a isso está a capacidade de identificar e  solucionar conflitos, o líder deve perceber que em um ambiente heterogêneo, composto por uma equipe plural, existem distintos pontos de vista que variam de acordo com muitos fatores. Cabe, então, a ele facilitar o convívio entre tantas singularidades, com o intuito de transformá-las na força do time, e não na causa dos conflitos.

Saber selecionar talentos, também, faz parte das competências de um líder de sucesso que busca sempre agregar valor à sua instituição. Dessa forma, deve-se definir o perfil de profissional que corresponde à missão, visão e valores da escola, além de considerar as habilidades profissionais, características pessoais e soft skills recomendadas para função desejada.

  • Organização

É certo que a noção de tempo é relativa de pessoa para pessoa, e muitos gestores escolares afirmam que o tempo disponível para o trabalho é insuficiente para resolver as demandas diárias. Nesse contexto, para que a rotina do gestor escolar, seja mais eficiente é importante que saiba gerenciar seu tempo e delegar atividades. Dessa forma, o líder tem que listar as prioridades do dia realizando cada uma delas somente após a conclusão da anterior, também deve ser conhecedor das habilidades e competências de sua equipe com a finalidade de realizar a delegação de forma assertiva, garantindo uma execução de qualidade.

  • Comunicação

Ser um bom comunicador é outra competência importante, de fato, é imprescindível que a transmissão das informações, para a comunidade escolar, ocorra de forma simples, transparente e objetiva. Além disso, é muito importante que os gestores escolares pratiquem a escuta ativa. Essas atitudes transmitem confiabilidade além de permitir influenciar, motivar e unir as pessoas em prol da melhoria da aprendizagem.

Um gestor de alto de desempenho consegue alcançar resultados por meio das pessoas, então ele deve saber dar feedbacks com o objetivo de promover o desenvolvimento de sua equipe.

Foco em resultado

Os gestores escolares de sucesso são focados em resultados. Portanto, eles estão cientes do desempenho interno e externo de sua instituição e buscam melhores resultados, ou seja, uma aprendizagem de excelência. Para tanto, um bom gestor escolar precisa atuar com método, ser estratégico, inovador, ter visão de futuro, ser conhecedor das transformações pelas quais a educação passa e de iniciativas educacionais que têm gerado bons resultados ao redor do mundo, como, as metodologias ativas de aprendizagem.

Por fim, o gestor de escola precisa ter autocrítica. Realizar, periodicamente, uma análise de seus pontos fracos e fortes verificando os aspectos que precisam melhorar e tendo a atitude de se aperfeiçoar, pois os benefícios certamente virão. Ele é o agente transformador da realidade escolar. Sempre é tempo de começar a fazer uma boa gestão.

“Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. A educação é a única solução. A educação em primeiro lugar.”

Malala Yousafzai, 2013.

Compartilhe!