“Ciranda Literária” – Uma proposta da GIDE com diversão e aprendizado garantidos

Fechamos a semana trazendo em nossa série “FDG pela Socialização de Boas Práticas” uma proposta enviada pela EE Solon Ildefonso, SRE Ponte Nova, para trabalhar a leitura de forma atrativa. Intitulada “Ciranda Literária”, a proposta foi implementa no Plano de Ação da GIDE, no 2º semestre de 2021, quando as aulas ainda aconteciam remotamente.

Para realizá-la, a equipe escolar selecionou, semanalmente, 2 estudantes de cada turma para realizar a leitura de um livro, uma poesia e/ou um texto.  A leitura foi de livre escolha, realizada por meio de áudio ou vídeo e enviada ao professor, com antecedência.

O material produzido pelos estudantes era disponibilizado para as turmas pelos grupos do WhatsApp, no dia da “Ciranda Literária”. Na data, os professores incentivavam os demais estudantes a apreciar a leitura dos colegas.  

De acordo com a equipe escolar, a participação dessa atividade oportunizou uma interação maior com as crianças, bem como uma análise das habilidades relacionadas à leitura. A equipe considerou uma atividade muito prazerosa e percebeu que os alunos demonstram muito interesse em realizá-la. A escola pontuou também o cuidado, zelo e empenho das famílias na preparação das postagens.

Em vídeo, o aluno Gabriel Veloso Gonçalves Maciel demonstra como trabalhou a leitura da história “A Preguiça e o banquete dos bichos”, de Maria Zélia G. de Almeida. Assista!

Compartilhe!