Ação “Jogos Matemáticos”

Ação “Jogos Matemáticos”

Quer começar 2022 implementando uma iniciativa inovadora para trabalhar conteúdos da matemática? Veja como esta ação interdisciplinar vai diversificar sua prática de ensino.

Ação "Jogos Matemáticos"

A prática de sucesso que compartilhamos hoje foi enviada pela E.M. Professora Maria Trindade Rodrigues, contemplada pela parceria entre a FDG e a Rede Municipal de Educação de Paracatu, Minas Gerais. Um projeto iniciado no 2º semestre de 2021 e que já tem propiciado mudanças significativas na forma de ensinar e aprender nas escolas atendidas.

Construída em seu Plano de Ação da GIDE Avançada, a E.M. Professora Maria Trindade Rodrigues promoveu a atividade dos “Jogos Matemáticos” com os alunos dos anos iniciais, em que trabalhou com diversos jogos, tanto virtualmente, quanto presencialmente.

A Ação foi desenvolvida de forma interdisciplinar e contou com a participação dos professores de Arte e Educação Física. Com a ajuda dos professores, os estudantes confeccionaram os jogos matemáticos de multiplicação, divisão, agrupamento, leitura e sequenciação.

A prática pedagógica oportunizou também uma interação com os pais e/ou responsáveis que puderam brincar com as crianças enquanto participavam ativamente de seu aprendizado. No retorno às aulas presenciais, os alunos tiveram a oportunidade de jogar na escola com os colegas e professores.  Uma ação que encantou a todos e despertou um maior interesse dos educandos na participação do aprendizado.

Nas fotos, alguns dos momentos registrados durante a realização das atividades desenvolvidas.

Gostou dessa ação? Então salve este post para colocá-la em prática com os seus alunos! 

Compartilhe!