Boas Práticas na Educação

Por FERNANDA STEFANE MARTINS

Consultora da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG)

Quando falamos em registro e socialização das boas práticas em qualquer tipo de organização, é comum ouvirmos expressões do tipo “minhas práticas de sucesso estão guardadas a sete chaves”, “não posso entregar minhas práticas de mão beijada”, “é melhor esconder o jogo”, dentre outras. Há ainda relatos de receio quanto ao julgamento dos colegas de trabalho sobre a prática implementada e ao medo de ser taxado como um profissional “exibido”. No entanto, do ponto de vista gerencial, registrar e compartilhar as práticas de sucesso são etapas fundamentais para que os bons resultados alcançados pela instituição não se percam com o tempo.

Na educação, quando as boas práticas não são socializadas, elas se tornam práticas isoladas, de um único educador. E quando esse educador, por algum motivo, deixa a escola, as boas iniciativas por ele elaboradas também não permanecem. No livro, Melhorar resultados da educação. Será que os gestores sabem?, a professora Maria Helena Godoy, diretora técnica da FDG, destaca que o prejuízo de não registrar e disseminar as boas práticas é incalculável, levando a perdas para o aluno, para a escola, para a comunidade e, em última instância, para o país.

Inovações e mudanças quase sempre trazem consigo uma carga de resistência inicial. O primeiro passo para tornar o registro das práticas exitosas uma ação rotineira da escola é a sensibilização dos educadores. A equipe gestora precisa explicar o porquê é importante registrar, apresentar os benefícios para a escola e para os estudantes quando as iniciativas de sucesso são compartilhadas e encorajar a troca de experiências e a colaboração entre os docentes. Dessa forma, será possível quebrar os paradigmas e vencer os receios citados no início do texto.

,

DO PONTO DE VISTA GERENCIAL, REGISTRAR E COMPARTILHAR AS PRÁTICAS DE SUCESSO SÃO ETAPAS FUNDAMENTAIS

O passo seguinte é explicar o que é uma boa prática. Apesar de parecer um conceito trivial, ainda existem dúvidas sobre quais atividades aplicadas em sala de aula, de fato, podem ser consideradas práticas de sucesso. Os profissionais devem ter a clareza de que uma boa prática não é sinônimo apenas de uma aula atrativa e diversificada. Tão importante quanto a atratividade da prática são os resultados alcançados por meio de sua implementação. Portanto, a prática só será exitosa se tiver contribuído para a compreensão dos conteúdos e avanço das habilidades trabalhadas com os estudantes.

Para que as práticas sejam registradas de maneira organizada, a escola precisa criar um padrão de registro. O modelo deve ser simples e de fácil compreensão. Ele funciona como uma receita que descreve de forma clara “o que” e “como” fazer, além dos objetivos que se espera alcançar com a aplicação da prática. Em relação ao instrumento utilizado para o registro, a escola deve optar por aquele que seja mais acessível aos educadores: Google Formulários, documento em Word e planilha do Excel são alguns dos mais utilizados. Uma vez que o modelo for validado, ele deverá ser apresentado para os profissionais da instituição com as devidas orientações sobre seu preenchimento.

Após a identificação e o registro das práticas exitosas, o próximo passo é a sua disseminação. Nesse ponto, a tecnologia é uma grande aliada da escola, tornando a comunicação e a socialização mais efetivas. A escola pode criar, por exemplo, uma pasta compartilhada no Drive, um portifólio, um blog ou utilizar outros recursos para armazenar os registros. Fato é que eles precisam estar acessíveis para consulta a qualquer tempo. A escola também deve organizar momentos para discussão e troca de experiências entre a equipe. Tais momentos são muito importantes para promover a troca entre pares e para disseminar e multiplicar as experiências bem sucedidas desenvolvidas pelos profissionais da escola.

Por meio da Gide Avançada, 1.009 escolas da rede pública estadual de Minas Gerais percorrem uma trilha gerencial testada cientificamente para melhoria dos resultados educacionais. Uma das etapas desta trilha é justamente o “registro e a socialização das práticas de sucesso”. Na qualidade de consultora da FDG, percebo como as instituições que implementam uma boa gestão do conhecimento obtêm com maior facilidade o crescimento sustentado dos resultados no tempo.

Registrar uma boa prática é algo simples, mas requer comprometimento de todos. Para que os avanços conquistados por meio das práticas de sucesso sejam mantidos ao longo do tempo, é preciso que toda a equipe escolar crie o hábito de registrá-las e compartilhá-las. Quando boas iniciativas são registradas, novos profissionais que entram para a equipe da escola têm acesso a numerosas práticas exitosas e passam a ter a oportunidade de implementá-las para que uma quantidade cada vez maior de alunos seja impactada. Ao estabelecer uma cultura de registro e compartilhamento, a instituição de ensino passa a ter também uma cultura de aprendizagem e melhoria contínua, algo que, tanto no médio quanto no longo prazo, certamente contribuirá muito para a melhoria dos resultados.

Artigo publicado na revista Viver Brasil, edição 251, dezembro 21

Compartilhe!