Três diferenciais da GIDE Avançada

por Talita De Jesus | Consultora Da Fundação De Desenvolvimento Gerencial (FDG)
29/09/21

A metodologia GIDE, idealizada pela professora Maria Helena Godoy, colhe seus frutos há 24 anos. Nessa trajetória de sucesso, a GIDE já esteve em 11 Estados brasileiros, contemplando 7 mil instituições de ensino, capacitando cerca de 600 mil profissionais da educação e beneficiando cerca de 6 milhões e 500 mil estudantes.

No artigo de hoje, publicado na coluna “Educação em Foco”, do Jornal O Tempo, a consultora da FDG, Talita de Jesus Prudencio, destaca 3 diferenciais da GIDE, que a torna uma metodologia consagrada, com foco nos resultados do ensino aprendizagem.

Confira a íntegra.

A Constituição Federal brasileira de 1988 determina no Art. 205. que “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” Sendo assim, a Fundação de Desenvolvimento Gerencial – FDG –, instituída em 1997, colabora, em seu papel de sociedade, no desenvolvimento da educação no país, por meio da gestão eficiente, proporcionando melhores condições de vida aos cidadãos brasileiros.

De modo a cumprir a nossa missão, utilizamos a metodologia GIDE Avançada (Gestão Integrada da Educação Avançada) em instituições e redes de ensino particulares, municipais e estaduais, visto que acreditamos que a escola desempenha um papel fundamental na formação do conhecimento, dos valores e comportamentos dos indivíduos sendo uma instituição de influência e transformação da sociedade local.

Nosso espírito de servir unido ao nosso objetivo de proporcionar melhores resultados de ensino aprendizagem às instituições parceiras somam-se aos nossos três diferenciais a seguir:

Experiência acumulada

A metodologia GIDE, idealizada pela professora Maria Helena Godoy, colhe seus frutos há 24 anos. Nessa trajetória de sucesso, a GIDE já esteve em 11 Estados brasileiros, contemplando 7 mil instituições de ensino, capacitando cerca de 600 mil profissionais da educação e beneficiando cerca de 6 milhões e 500 mil estudantes.

Nossa atuação é conhecida por trabalharmos focados nos resultados do ensino aprendizagem e por adotarmos uma linguagem simples e prática. Além disso, no decorrer do projeto, caminhamos lado a lado com o parceiro até a conquista dos resultados e sempre respeitamos a cultura, tradição e valores da escola.

2° Método científico – PDCA

O PDCA é um método gerencial, consagrado no mercado, focado na solução de problemas. Ele é o caminho para atingir as metas e produzir resultados. Quando o método científico é aplicado sistematicamente ocorre o envolvimento da equipe, otimização e aperfeiçoamento das atividades, identificação de problemas e suas causas-raiz, ademais, sua dinâmica cíclica proporciona o aprimoramento contínuo de processos.

A gestão para resultados pedagógicos é baseada no método PDCA sendo construída no modelo de uma trilha gerencial simples, focada e adaptada à língua da escola. As oito etapas que integram a trilha são: identificação do perfil de liderança, diagnóstico da situação atual da instituição, estabelecimento das metas, elaboração do plano de ação, execução do plano, verificação da execução do plano, tomada de ações corretivas em casos de desvios da meta, registro e socialização das práticas de sucesso. Nossa equipe técnica conduz as instituições por cada etapa da trilha com total dedicação e comprometimento em alcançar melhores resultados.

3° Compromisso com o parceiro

A FDG atua com responsabilidade e empenho no planejamento da execução de cada etapa da trilha gerencial. Isso significa que as equipes envolvidas no desenvolvimento do projeto em suas instituições são capacitadas pelos nossos consultores em cada fase da metodologia e, sempre que necessário, é realizado um reforço para consolidar os conceitos e esclarecer dúvidas. Além disso, todo o material necessário para implementar a GIDE é disponibilizado, isto é, apresentações, relatórios, tutoriais, banco de ações, formulários, dentre outros.

Nosso relacionamento com o parceiro ocorre por meio de um acompanhamento periódico pautado por um atendimento de qualidade baseado em ética, transparência, confiança e flexibilidade. O vínculo – FDG & Parceiro – é fortalecido a cada passo dado ao percorrer a trilha gerencial devido à sublime característica da GIDE de, por meio de reuniões, acompanhar sistematicamente o parceiro no decorrer do projeto, a fim de verificar a eficácia das ações, comprovar a melhoria no resultado em função das ações tomadas e atuar corretivamente, caso necessário.

Compartilhe!