Como definir bem a meta no contexto da GIDE Avançada

Isis Bedran Chaves

A GIDE (Gestão Integrada da Educação) Avançada, sistema gerencial idealizado pela Professora Maria Helena Godoy, tem como um de seus pilares a definição de metas para nortear a atuação das escolas e das redes de ensino públicas e privadas.

Meta é por definição o resultado a ser atingido. Toda instituição de ensino deve possuir uma meta cujo alcance será a melhor forma de se medir o seu sucesso.

Uma meta tem, sempre, três componentes: objetivo, valor e prazo.

O objetivo é o que se pretende melhorar como, por exemplo, o resultado de uma avaliação externa, o índice de aprovação ou a lucratividade de uma determinada escola/rede particular. A condição fundamental para a definição de um objetivo é a identificação do indicador que melhor reflete o resultado que se pretende avaliar de um processo. Resultados são medidos nos fins/efeitos de um processo. Os indicadores podem medir os resultados de forma absoluta e de forma relativa. Sempre que possível deve-se optar por um indicador relativizado, pois ele permitirá fazer comparações.

Valor é o quanto se pretende melhorar no indicador definido. Estabelecer um valor significa que uma meta deve ser sempre mensurável. Na definição do valor, também temos que nos atentar para que a meta seja alcançável e que traga um impacto significativo para a instituição. Para podermos avaliar se uma meta é alcançável, deve-se avaliar qual o “tamanho” da oportunidade que existe para a melhoria do indicador, ou seja, o quanto é possível melhorar. Esta avaliação pode ser feita por meio de:
  • análises históricas, considerando, por exemplo, as sazonalidades;
  • benchmarks internos ou externos em que se compara o resultado de uma escola/rede com o melhor valor já alcançado por outras escolas/redes semelhantes.

O princípio é o seguinte: “se um resultado já foi alcançado pela escola, por outra escola da mesma rede de ensino ou de outra rede, é possível alcançá-lo”. Para realizar estas análises comparativas é preciso comparar períodos, unidades internas ou organizações externas que tenham as mesmas características. Conhecido o “tamanho” da oportunidade que existe para a melhoria do indicador, deve-se definir um percentual desta oportunidade que será capturado, considerando os seguintes fatores:
  • maturidade gerencial da instituição
  • origem da oportunidade (melhor valor histórico, valor de benchmark interno ou de um benchmark externo). 

Prazo é quando pretendemos ter o resultado alcançado no indicador definido. É fundamental para que os esforços e as energias estejam focados no resultado a ser alcançado.

Um ponto importante é que devemos ter metas gerais (para a escola, ou rede ensino) associadas a problemas gerais, mas, também, metas específicas (para cada ano de ensino, turma ou disciplina) para problemas específicos. Quanto mais específica for a meta, maior será a nossa capacidade de realizarmos análises de causas mais profundas e estabelecer um bom plano de ação para o seu alcance. Não podemos esquecer que as metas específicas devem sempre compor a meta geral da instituição.

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