Inovação: jogos virtuais para trabalhar a leitura no ensino remoto

A EE Nilton Martins, escola da SRE Metropolitana C, contemplada pelo Programa Gestão pela Aprendizagem, uma parceria entre a FDG e o governo de Minas, inovou sua forma de trabalhar a leitura com os estudantes.

Com o objetivo de diversificar as atividades e deixá-las mais atrativas, a escola implementou, no âmbito da GIDE Avançada, a ação “Promover a troca de experiências do uso das Tecnologias digitais de Informação e Comunicação (TICs) nas reuniões de Módulo II.” Neste contexto, a professora Ediana Alves de Figueiredo, com a ajuda de um amigo da área de TI, desenvolveu um jogo virtual para auxiliar na alfabetização dos alunos dos anos iniciais.  

O jogo é de fácil manuseio e pode ser acessado no computador, celular ou tablet. A iniciativa foi compartilhada com os demais professores e tem feito muito sucesso com as turminhas e famílias. A própria professora Ediana deu voz ao jogo narrando frases motivacionais para estimular os pequenos. Em vídeo, a aluna Sarah Silveira Vieira se diverte aprendendo as sílabas. Assista!

Iniciativas como essa têm feito a diferença na educação de Minas, colocando o Estado como referência no ensino remoto. A FDG parabeniza à escola pelo empenho e criatividade!

Compartilhe!