Aqui você irá encontrar as respostas para a maioria das suas perguntas. Tire suas dúvidas e, caso não encontre resposta para o que deseja saber, entre em contato com a gente através do Fale Conosco.

Como a Gestão Integrada de Educação Avançada – GIDE Avançada auxilia na busca pela melhoria dos resultados?

A GIDE Avançada é um sistema de gestão que fala a língua da educação. Por meio desse aperfeiçoando do Sistema de Gestão é possível produzir e manter resultados excepcionais, utilizando técnicas de gestão modernas adaptadas à realidade educacional.

Gerenciar é coisa somente de empresa?

Não. Gerenciar é essencialmente resolver problemas e atingir metas. O método de gestão pode ser utilizado em qualquer instituição educacional que deseja melhorar seus resultados, uma vez que orienta na identificação das causas fundamentais dos problemas (baixo aproveitamento, baixa aprovação, alta taxa de abandono, baixo IDEB) e definição de contramedidas para bloqueá-las. A gestão tem como premissa o foco na melhoria da atividade-fim – no caso da educação, o processo ensino-aprendizagem. É sem dúvida a maneira mais rápida, focada e duradoura de se produzir melhores resultados.

Por que as instituições educacionais precisam definir metas?

A meta é um resultado a ser atingido no futuro. É uma maneira de nortear quanto ao desafio que a instituição educacional terá que alcançar para melhorar seus resultados. Ter uma meta clara e bem definida permite que toda a comunidade entenda e perceba “aonde a instituição quer chegar”, alinhando todos os esforços e ações nessa direção. O Ministério da Educação – MEC, já definiu metas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, para todas as escolas até 2021. Sendo assim, toda a rede nacional de ensino está trabalhando com metas.

Implementar a Gestão Integrada de Educação Avançada – GIDE Avançada dará muito trabalho para uma instituição educacional?

Ainda que num primeiro momento a implementação da GIDE Avançada pareça trabalhosa e detalhada, principalmente na etapa do planejamento, a intenção é que a sua implementação promova a melhoria dos resultados. A identificação correta das causas que impactam esses resultados, que só é possível por meio de uma cultura de registro de seus principais dados/informações, proporciona a oportunidade de se conhecer melhor os resultados e de agir assertivamente. Com o passar do tempo, a GIDE Avançada começa a fazer parte da rotina das instituições e esta é a verdadeira intenção dessa transferência de conhecimento.

Qual é a forma de atuação da FDG?

Atuamos juntamente com as instituições, orientamos e acompanhamos de perto a implementação de cada uma das etapas da GIDE Avançada. Nosso negócio é realizar a transferência desse conhecimento gerencial, dessa forma, atuamos no sentido de construir um “Sistema de Gestão” para as instituições assistidas no qual todos conheçam o seu papel na busca pela melhoria dos resultados.

O que é um problema do ponto de vista gerencial?

Gerencialmente falando, um problema é um resultado indesejável, ou seja, a diferença entre um resultado alcançado e a meta esperada.

Nos resultados estão localizados os problemas da escola (FIM) – Dimensão Resultados do IFC/RS. Nos processos estão localizadas as causas dos problemas da escola (MEIO) – Dimensões Processuais do IFC/RS (Condições Ambientais e Ensino Aprendizagem).

Qual a melhor maneira de solucionar um problema?

Identificar a principal causa que gerou o problema e definir uma medida para corrigi-la.

Como os problemas de uma escola devem ser levantados?

Por meio do levantamento de fatos e dados.