fdg_site_20148
O que é
A Gestão Integrada da Escola – GIDE foi idealizada há mais de 15 anos pela professora Maria Helena Godoy e já foi aplicada com sucesso em mais de cinco mil escolas públicas do Brasil, incluindo as redes estaduais do Ceará, Pernambuco, Sergipe e Rio de Janeiro, beneficiando cerca de quatro milhões de alunos.

Em 2011, a Profa. Maria Helena Godoy visualizou um novo salto de qualidade para a GIDE, que passou a ser denominada Gestão Integrada de Educação, tornando-a ainda mais abrangente, robusta e apta a produzir resultados rápidos. Dessa forma surgiu a evolução da GIDE: a GIDE Avançada, sistema em desenvolvimento dotado de um novo fluxo que integra:

  • Aspectos pedagógicos, estratégicos e gerenciais com foco na melhoria dos resultados do processo
    ensino-aprendizagem.

E ainda:

  • Planejamento estratégico em redes de ensino;
  • Abordagem financeira em redes de ensino;
  • Melhoria das competências dos profissionais da educação;
  • Desenvolvimento de lideranças de alta performance na educação;
  • Melhoria dos processos e projetos na área educacional.

O principal objetivo desse sistema de gestão para a melhoria dos resultados é oferecer às redes de ensino e instituições educacionais um caminho simples, rápido e objetivo que permita a estruturação adequada do seu sistema gerencial e a integração das dimensões gerenciais, estratégicas e pedagógicas. Assim, a GIDE Avançada mostra o caminho a ser percorrido para alcançar a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem e elevar os índices da educação.

Método utilizado
A GIDE Avançada é baseada no método científico de solução de problemas PDCA, sigla em inglês para Plan, Do, Check and Act, que em tradução significa Planejar, Executar, Verificar e Agir.
GideAvancada-02
Indicador Gerencial IFC-RS
A GIDE Avançada tem como principal indicador de resultados o Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social – IFC/RS.

Com a aplicação desse indicador, as redes de ensino e instituições educacionais poderão obter informações necessárias a uma análise consistente e profunda sobre seus resultados, meios que influenciam fortemente esses resultados e meios relativos à vertente ambiental.

GideAvancada-03
Fatores críticos de sucesso
Para promover a melhoria dos resultados e alcance das metas estabelecidas, é necessário que três fatores críticos estejam em perfeita sintonia: liderança, GIDE Avançada e conhecimento técnico.

Todos esses pilares se relacionam e participam dos processos, cada um cumprindo sua função. A falta de um desses pilares compromete o sucesso do trabalho.

GideAvancada-04

A FDG tem como objetivo transferir o conhecimento gerencial e metodológico, que visam à melhoria dos resultados da atividade fim: o processo ensino-aprendizagem. Para isso, é essencial uma forte liderança associada ao conhecimento técnico pedagógico existente e ao conhecimento de gestão.

Expertise – Prof.ª Maria Helena Godoy
06-12-13 Evento FDG, realizado no Hotel Max Savassi, Gestão: A Escola Ensina.

Coordenadora dos Projetos Educacionais da FDG, a professora Maria Helena é graduada em Pedagogia pela PUC/MG e especializou-se em gestão moderna aplicada à educação. É a idealizadora da metodologia GIDE, autora de 13 livros, sendo 8 em coautoria, e reconhecida no Brasil como especialista no tema, tendo liderado projetos nos Estados do  Ceará, Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Mato Grosso.