fdg_site_20148 (1)
O que é

A Gestão Integrada da Escola – GIDE foi idealizada há mais de 15 anos pela professora Maria Helena Godoy e já foi aplicada com sucesso em mais de seis mil instituições públicas e privadas do Brasil, incluindo as redes estaduais do Ceará, Pernambuco, Sergipe e Rio de Janeiro, beneficiando cerca de quatro milhões de alunos.

Em 2011, a Profa. Maria Helena Godoy visualizou um novo salto de qualidade para a GIDE, que passou a ser denominada Gestão Integrada de Educação, tornando-a ainda mais abrangente, robusta e apta a produzir resultados rápidos. Dessa forma surgiu a evolução da GIDE: a GIDE Avançada, que tem como principal objetivo, promover a melhoria dos resultados, oferecendo às redes de ensino e instituições educacionais um caminho simples e objetivo que permita a estruturação adequada do seu sistema gerencial.

A GIDE Avançada integra:

Inforgráfico- A GIDE Integra
Método utilizado
Para melhorar os resultados, sustentando-os para obter novos patamares, não bastam apenas boas intenções. É preciso método. O PDCA é um método gerencial de solução de problemas e conquista de metas. O PDCA, constituído das iniciais das palavras Plan (planejar), Do (atuar como planejado), Check (verificar planos e resultados) e Action (tomar ações corretivas quando necessárias e/ou padronizar o que deu certo), se apresentou como um excelente roteiro para atingir metas também na educação.
Por se tratar de um método científico, quando aplicado sistematicamente, os resultados aparecem como consequência.
GideAvancada-02
Indicador Gerencial

A GIDE Avançada possui o grande diferencial de ter um Indicador Próprio que pode ser customizado conforme a realidade da Instituição ou Rede de Ensino. Esse Indicador consiste em um somatório de variáveis que auxilia na identificação e intervenção das causas que impactam nos resultados almejados.

Para Instituições e Redes de Ensino Particulares o Indicador utilizado é o Índice de Formação Integral – IFI e para as Redes de Ensino Públicas o Indicador utilizado é o Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social - IFC/RS que se diferenciam pelo indicadores finalísticos.

IFI e IFC
Fatores críticos de sucesso

Para promover a melhoria dos resultados e alcance das metas estabelecidas, é necessário que três fatores críticos estejam em perfeita sintonia: liderança, GIDE Avançada e conhecimento técnico.

Todos esses pilares se relacionam e participam dos processos, cada um cumprindo sua função. A falta de um desses pilares compromete o sucesso do trabalho.

Resultado

A FDG tem como objetivo transferir o conhecimento gerencial e metodológico, que visam a melhoria dos resultados da atividade fim, o processo ensino-aprendizagem e a sustentabilidade da instituição. Para isso, é essencial uma forte liderança associada ao conhecimento técnico existente e ao conhecimento de gestão.

Expertise – Prof.ª Maria Helena Godoy
06-12-13 Evento FDG, realizado no Hotel Max Savassi, Gestão: A Escola Ensina.

Pedagoga pela PUC Minas e especialista em gestão educacional com quatorze obras publicadas. Idealizadora da metodologia GIDE – Gestão Integrada da Escola, que já qualificou 600 mil docentes e beneficiou quatro milhões de alunos, em mais de cinco mil escolas.